biscotti ou cantucci

Este biscoito é maravilhoso!

Primeiro porque pede um vinho de sobremesa de nobre origem, a fim de uma harmonização perfeita, então é sempre uma alegria quando a gente consegue desfrutar dessas duas maravilhas.

Mas os biscottis são ótimos também porque quando a gente não tem tão importante vinho, ele acompanha, com igual dignidade, um simples chá preto. Então, não economize oportunidades por conta dos acompanhamentos de que dispõe. Vai sempre valer a pena!

O biscotti ou cantucci é um biscoito duro. Bem duro. Isso porque ele é um biscoito feito para ser molhado no vinho santo. O vinho santo é um vinho [usualmente] de sobremesa da Toscana, feito com uvas quase secas. Quando o biscoito é molhado no vinho ele absorve umidade e fica com a textura perfeita e sabor super enriquecido pela doçura e álcool do vinho. É uma maravilha que vale a pena provar!

Molhado no chá ou no leite ele também fica muito gostoso!

Para fazer você vai precisar de:

  • 250g de farinha de trigo (aproximadamente 2 xic chá)
  • 175g de açúcar (1 xic chá)
  • 50g de manteiga em ponto de pomada (macia, na temperatura ambiente)
  • 2 ovos
  • 2 mãos quase cheias de amêndoas (100g)
  • raspas de um limão; qualquer limão vale: tahiti, siciliano, galego, cravo. Até com raspas de laranja fica bom!

Preparo:

Misture todos os ingredientes, com exceção das amêndoas, até obter uma massa homogênea. A massa do biscotti é bem grudenta, para misturar tudo use as mãos mesmo, porque é uma tarefa um tanto desafiadora com uma colher.

Depois da massa homogênea, misture as amêndoas também. Sempre uso as amêndoas inteiras porque acho que elas ficam super bonitas no biscotti pronto, mas, se você preferir, pode picá-las em pedacinhos.

Depois de misturar tudo suas mãos estarão cheias de massa grudada por todos os lados, então, para modelar, siga esta dica: limpe as mãos de massa raspando com uma colher, depois lave e seque as mãos. Unte-as então com bastante manteiga. Aí sim você terá as ferramentas de que precisa para modelar a massa. Faça uma bola e então amasse a bola entre as mãos formando um rolo. Com cuidado e bastante manteiga a massa não vai grudar na sua mão.

Modelar o biscotti é uma tarefa delicada, porque a massa é macia e vai escorregar um pouco, mas não é muito importante que o formato seja um cilindro impecável. Então não tenha receios, e faça como você conseguir.

Dente o rolo de massa numa assadeira untadíssima com manteiga, ou melhor ainda, forrada com um silpat. [Silpat é o nome de uma marca, mas o usamos para definir esta folha antiaderente também chamada tapis siliconé ou tapete siliconado ou silicone mat. É uma ferramenta muito prática para assar pães e biscoitos, porque não precisa untar e não gruda nem pensamento nessa folha!]

   

Com o rolo na assadeira, achate-o com a mão a fim de ter uma espessura entre 1 e 2cm. Que é um pouquinho mais que a espessura de uma amêndoa.

Nesta receita fiz biscoitos bem curtinhos, que são os cantuccinis. Quando modelamos um rolo mais gordo, ao achatá-lo, fica bem largo, o que resulta em biscoitos compridos, os biscottis!

Leve-os então ao forno médio até que a massa fique dura somente o suficiente para que vc possa pegá-la sem quebrar. Ainda estará muito frágil, mas será uma placa.

Retire do forno e corte com uma faca grande, em um só movimento (sem fazer movimento de serra). Vire os biscoitos de lado e leve novamente ao forno para finalizar e dourar levemente.

   

Pronto! Pode comer! Cuidado com os dentes!

Anúncios
Esse post foi publicado em blog. Bookmark o link permanente.

2 respostas para biscotti ou cantucci

  1. Roberta Sá disse:

    ADORO! Obrigada pela receita 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s