stollen de natal, frutas sem economia

Este Weihnachtstollen ou Stollen de Natal é um dos pães doces mais deliciosos e honestos que já comi e já fiz. É uma versão intensa e alemã do panetone, mas com sabor muito mais real, na minha opinião.

Quem me ensinou este Stollen foi a Eva, alemã de verdade, mãe da Ilonka, amiga da família. É um pão comido tradicionalmente no Natal, como diz o nome. Por isso, e também pela cultura alemã, é um pão de peso, intenso. Fiz pela primeira vez com a Eva há anos atrás, numa tarde quente em Itu, mas isso não desvalorizou em nada a intensidade do pão, já que minha língua está batizada com as doces e gordurosas heranças portuguesas. Ficou uma delícia e nem pondero quando está muito quente ou se queremos algo fresco. O Stollen cai muito bem em qualquer dia do ano.

Para prepará-lo você vai precisar de:

  • 500g de farinha de trigo branca
  • 20g de fermento biológico fresco
  • 80 a 100g de manteiga
  • 50 a 80g de açúcar
  • 250ml de leite
  • 1 ou 2 ovos
  • uma pitada de sal
  • e um prato de sopa cheio de frutas cristalizadas ou cascas de cítricos, 60g de uvas passas brancas e mais 60g de escuras, 60g de amêndoas ou nozes, ou misturadas
  • e umas raspinhas de limão ou de laranja, ou rum

   

Preparo

Junte o fermento com o açúcar e o leite morno, misture. Depois acrescente à farinha e trabalhe a massa na mão ou na batedeira. Coloque então o prato de frutas e castanhas na massa, incorpore-o. Boleie a massa e deixe fermentar.

Amasse novamente a massa, modele e deixe crescer mais uma vez. O formato original do Stollen é uma massa ovalada e chata que é dobrada sobre si mesmo, como na foto acima.

Depois de fermentar, pincele gema e leite por cima e asse por aproximadamente uma hora em forno médio, até dourar. Doura fácil, porque a gema escure bastante a superfície do pão. Fica muito bom e bem cheiroso!

Anúncios
Esse post foi publicado em blog. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s