Sauerkraut

   

Esta é uma estória que vai ficar sem fim.

Ela termina minha temporada na Baviera e aí, infelizmente, vim embora antes do Sauerkraut ficar pronto. Mas já vale o comecinho. O Sauerkraut é nosso chucrute.

Aqui temos o repolho roxo e o verde. Na Alemanha há muitos outros [Kraut!]. O que usamos para esta receita foi um repolho de cabeça pontuda para cima. Olha que lindo! Cortamos ao meio e aí fatiamos no ralador [de madeira!] e as últimas folhas, na faca.

       

Depois de todo cortadinho o repolho vai para um recipiente enorme de cerâmica esmaltada. Lá colocamos uns temperinhos (kummel, louro, sal e zimbro) e fazemos em todo o repolho uma massagem intensa. Ele começa a soltar água e vai ficando bem macio. É como se cozinhássemos o repolho com a massagem, e ele vai amaciando, amaciando.

   

Depois de massagear bem, a água que ele vai soltando vai aumentando e cobre o repolho. É hora de parar e tampar. Este grande pote vai para a cozinha e fica lá debaixo da pia semanas. Ele vai fermentando aos poucos e por isso se chama Sauerkraut (repolho azedo). Ouvi dizer que depois de algumas semanas se escuta a tampa pulando com a pressão de ar que se forma dentro do pote. O pote é grande porque é uma comida que dura todo o inverno.

As folhas mais duras vão fresquinhas para os porcos. Eles adoram!

Anúncios
Esse post foi publicado em blog. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Sauerkraut

  1. ju disse:

    e nesse calor dos trópicos, eles duram quanto tempo?! dá pra fazer logo um panelão?

    • hahah, Ju!
      dá sim para fazer um panelão. O repolho fermenta mais rápido aqui. E depois de pronto a gente usa um equipamento que simula a temperatura do inverno na Europa, este equipamento se chama geladeira. rsrsrs
      Mas mesmo com geladeira em casa, acho que a melhor opção é fazer o chucrute no inverno aqui no Brasil, assim a temperatura da fermentação fica mais segura.

      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s