batatas doces assadas com amêndoas

       

Essas batatas doces já são um clássico lá em casa. Só não faço tanto porque são bem calorosas. Boas para dias mais frios.

Elas podem ser prato principal ou coadjuvante. Dos dois jeitos dá, e fica ótimo. Outra vantagem é que não tem erro na hora de preparar. Pode tentar em casa! Vai ser um sucesso!

   

Escolha batatas bonitas! Para este prato não importa tanto se elas são maiores ou menores, mais gordas ou mais compridas, nem se são todas mais parecidas que diferentes. Se forem todas lindas, já vai ficar uma delícia!

Estas fizemos na Alemanha, e eram batatas doces italianas, interessantíssimas: de polpa bem alaranjada. Um pouco diferentes das mais comuns que encontramos aqui no Brasil. Mas a receita dá certo tanto com as de casca rosa, quanto com as mais braquicelas.

Corte as batatas ao meio no sentido do comprimento e deite em uma assadeira, com a casca para baixo, polvilhe sal e leve ao forno até começarem a amaciar. Depois de uns 10 minutos, risque a poupa das batatas com uma faquinha e volte para o forno. Se você não conseguir riscar com facilidade, deixe assar mais um pouquinho.

   

Enquanto isso, picote as amêndoas. Esquente um naco de manteiga na frigideira e junte as amêndoas, vá aquecendo tudo em fogo mancinho até as amênoas começarem a dourar. Pode polvilhar um pouquinho de sal nas amêndoas, e até noz moscada, canela e pimenta do reino, se você gostar.

Coloque as amêndoas douradas sobre as batatas e volte para o forno. Nessa hora o forno pode ser baixinho, só para manter o conjunto quente, enquanto você põe a mesa, abre o vinho e deixa apetecido o paladar de todos com o cheiro da manteiga tostada.

Na hora que tirar do forno, polvilhe uma salsinha bem picadinha por cima e sirva.

Neste dia comemos estas batatas assadas com um vinho alemão tinto! Alguém aqui já viu vinho alemão tinto? É uma coisa tipo urubu branco. Não tem. Mas na Alemanha tem! Foi uma referência nova para mim esta coisa de vinho alemão tinto. É mais leve que um pinot noir básico e mais claro também. Na boca é fácil e não surpreende, nem positiva, nem negativamente. Dá para tomar e ser feliz!

   

Anúncios
Esse post foi publicado em blog. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s