Torta de ruibarbo, e outra de maçã

Fazia muito tempo que eu não via uma mulher confiar tanto em sua farinha quanto faz a Marianne.

Todos nós sabemos que a Alemanha é um dos lugares que mais explora as diferentes farinhas, provenientes de diferentes grãos, para fazer suas receitas, principalmente pães. (Maravilhosos, todos! Que os alemães os protejam e perpetuem!) É pão com farinha de trigo, centeio, sarraceno, kamut, farro. Não acaba.

Mas a Marianne usa esta farinha de farro – que ela mesma mói na hora – para tudo. É incrível, parece que não há outra que se encaixaria melhor para uma situação ou outra. É aquela e pronto! Olha o farro, que beleza!

Estas duas tortas foram feitas basicamente da mesma maneira.

Para a base misturamos ovos, açúcar, manteiga e a bendita farinha; colocamos um pouco de fermento biológico, que certamente não teve tempo suficiente para mostrar seu potencial (diante da euforia geral que se apresentava). A massa ficou meio elástica, como massa de pão, mas a abrimos na fôrma feito massa de torta.

Para o recheio de maçãs, fatiamos as maçãs, dispusemos sobre  massa e, por cima, uma farofa doce. Simplíssimo.

Devo confessar uma coisa sobre as maçãs daqui. Aliás, uma coisa sobre os doces de maçã, sobre as sobremesas feitas com maçã. São muito diferentes das que tentamos fazer no Brasil! E deliciosas! Nenhuma maçã que comi no Brasil era tão, assim, perfeita. Descobri depois que as maçãs usadas aqui para tortas e afins é de um tipo próprio, mais ácida. E não temos essas maçãs no Brasil. Este é um exemplo que confirma minha última teoria: muitas vezes, a comida depende mais da terra que do cozinheiro.

   

   

Na de ruibarbo, espalhamos os talos grosseiramente picados sobre a massa e, por cima deles, um creme quase líquido de ovos, ricota fresca, feita com leite cru (olha que privilégio!), pouquíssimo açúcar e leite, cru! claro!

   

As seis últimas fotos são da Lynn. Danke, Lynn!

Anúncios
Esse post foi publicado em blog. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s